Vacina contra a Covid-19 é aplicada em idosos de Campinas, no interior de São Paulo, nesta sexta-feira (12), com a vacina Coronavac. — Foto: Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Por G1 SP — São Paulo

De acordo com a gestão estadual, a expectativa é a de vacinar 350 mil pessoas de 67 anos e 760 mil da população entre 65 e 66 anos.

A partir desta quarta-feira (7), o pré-cadastro da vacina também pode ser feito pelo aplicativo WhatsApp. O governo estadual diz ter firmado uma parceria com a empresa para agilizar o processo.

“A parceria é inédita e vai permitir que as pessoas economizem o seu tempo em até 90% para que possam fazer sua vacina no momento de se vacinar”, disse a Coordenadora Geral do Programa Estadual de Imunização, Regiane Cardoso de Paula.

Para preencher o formulário por meio do aplicativo, é necessário mandar uma mensagem para o número: (11) 95220-2923.

Cronograma da vacinação no estado de SP — Foto: Reprodução/Governo de SP

Cronograma da vacinação no estado de SP — Foto: Reprodução/Governo de SP

Público-alvo

Desde a última sexta (2), idosos de 68 anos podem receber a primeira dose do imunizante nas unidades de saúde de todo o estado.

Na segunda (5), os policiais e demais servidores da área da segurança pública começaram a ser vacinados no estado. No dia 12, será a vez dos profissionais da educação com mais de 47 anos.

Histórico da vacinação

A vacinação contra a Covid-19 começou no Brasil em 17 de janeiro, logo após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovar o uso emergencial da CoronaVac, produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, foi a primeira pessoa, fora dos estudos clínicos, a receber a vacina.

O Programa Nacional de Imunização (PNI) brasileiro teve início no dia 18 de janeiro, e começou a ser feito após a distribuição das 6 milhões de doses da CoronaVac importadas já prontas da China.

No estado de São Paulo, a vacinação começou com profissionais de saúde da linha de frente no combate ao coronavírus, indígenas, quilombolas e idosos que viviam em instituições e foi avançando conforme a chegada de vacinas.

Vacinômetro

De acordo com o último balanço da Secretaria Estadual de Saúde, atualizado até 12h58 desta quarta-feira (7), 7.028.976 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no estado.

Dessas, 5.159.637correspondem a aplicações de primeira dose e 1.869.339 de segunda dose.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui