Edições anteriores reuniram público na Praça Alencastro, em Cuiabá — Foto: Divulgação

Por G1 MT

A batalha de rima da Praça Alencastro, em Cuiabá, completa seis anos, neste sábado (6). Devido à pandemia da Covid-19, o evento será transmitido pela internet. São 20 MCs de Mato Grosso e de outros estados que vão batalhar na edição especial do aniversário.

Historicamente, a praça Alencastro é um local de encontro de jovens adeptos da cultura rock, skate, rap e underground. A Batalha foi criada em maio de 2015 com o objetivo de fomentar a cultura do Rap Freestyle ou Rap de improviso.

Segundo o organizador do evento Caco MC, no início, poucas pessoas participavam das batalhas que aconteciam todas as quintas-feiras, às 19h. Com a divulgação, o evento se popularizou e, em 2017, Mato Grosso conseguiu uma vaga para participar do Duelo Nacional de MCs, que é a maior competição do país.

O evento reúne os melhores de cada estado que duelam entre si para o título de melhor do país. A cena mato-grossense ganhou mais visibilidade e todo ano é comemorado o aniversário da batalha em uma edição especial.

Batalha reúne os melhores de cada estado — Foto: Divulgação

Batalha reúne os melhores de cada estado — Foto: Divulgação

Além das batalhas entre os concorrentes, acontece apresentações de artistas regionais, danças e grafite.

O atual campeão estadual mato-grossense, Havel MC, começou a participar das batalhas em 2016 e perdeu na final, mas foi muito bem recebido pelas pessoas que já iam aos eventos.

“Foi um misto de adrenalina com nervosismo e até hoje é meio assim, mas no começo é tudo muito novo. Eu não conhecia ninguém, mas sempre fui muito bem recebido pelas pessoas que já estavam no movimento”, afirma.

Depois disso começou a participar mais e se dedicar. Segundo ele, ganhou entre 40 e 50 vezes nas batalhas semanais. Em 2018, participou duas vezes de batalhas no Distrito Federal e em 2019 foi para Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

“Foram experiências incríveis lidar com outros MCs e outros públicos também, qualquer pessoa que vai batalhar fora evolui bastante”, afirma.

Com a pandemia da Covid-19, as atividades da Batalha da Alencastro foram suspensas em março de 2020 e passaram a ser transmitidas pelo canal do YouTube para evitar aglomerações. A comemoração de aniversário de cinco anos foi suspenso no ano passado.

Neste ano, a edição do aniversário de seis anos terá apenas a presença dos organizadores e dos MCs que vão participar da batalha, sem a presença de pública. As normas de biossegurança devem ser adotadas.

O evento vai ter a presença de dois campeões nacionais de 2017 e 2018: César MC e Miliano MC.

“Mesmo com a situação atual, e sem público presencial, eu espero que seja da hora porque os MCs são de altíssimo nível. Então para o rap freestyle será um marco”, afirma o organizador Caco MC.

Havel MC também foi um dos convidados para participar do aniversário este ano e espera que algum MC do estado vença.

“Eu acho que vai ser um evento incrível, no mesmo nível de grandes eventos que rolam no Rio de Janeiro e em São Paulo. É uma pena não poder ser na rua, mas vai ser lindo. Nunca rolou algo assim aqui e tenho certeza que vai ficar marcado na nossa história, espero que seja alguém daqui que vença”, afirma.

O evento será transmitido das 14h as 18h deste sábado (6).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui