Dois filhotes de gato mourisco

Dois filhotes de gato-mourisco foram recebidos pela Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) de Tangará da Serra, na terça-feira,2. Os filhotes foram encaminhados nesta quarta-feira, 3, para Coordenadoria de Fauna, em Cuiabá.

Os animais foram encontrados em uma propriedade rural particular de Campo Novo do Parecis e levados ao Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), que encaminhou os filhotes para o órgão ambiental.

Conforme o diretor da Sema de Tangará da Serra, Jefferson Zucchi, não é raro o recebimento de animais silvestres, tanto de apreensão quanto de resgate por estarem em perigo, seja em área urbana ou rural. “É importante ressaltar que a população deve chamar o Corpo de Bombeiros ou a Unidade da Sema mais próxima, para que avalie a necessidade de resgate do animal, principalmente se tratando de filhotes”, explica o diretor.

Este é o quarto felino recebido pela unidade da Sema nos últimos 12 meses. A espécie é encontrada em diversos biomas, mas está ameaçada de extinção no Brasil. Recomendação para quem encontrar um animal silvestre – A Sema orienta que quem presenciar atropelamentos ou outras situações como esta, de abandono, tenha cuidado. Alguns animais silvestres oferecem riscos, especialmente quando machucados.

Para resgate de animais, a orientação é o contato com os Bombeiros pelo 193, ou o número 190 da Polícia Militar. Em caso de dúvida, fale com a Coordenadoria de Fauna: (65) 3613-7291.

Lorena Bruschi / Sema-MT

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui