Unidade de Terapia Intensiva (UTI) — Foto: Suamy Beydoun/Estadão Conteúdo

Por G1 MT

O Hospital e Maternidade Santa Rita, que fica em Várzea Grande, região metropolitana da capital, é um dos hospitais que estão lotados. São 10 leitos de UTI disponíveis e todos estão ocupados. Além disso, o Hospital e Maternidade São Lucas, também em Várzea Grande, também possui os 10 leitos ocupados.

Em Sorriso, os dois leitos de UTI do Hospital Regional estão ocupados por pacientes com Covid-19, enquanto outros quatro pacientes estão sendo tratados em enfermarias. O Hospital Regional Dr. Antônio Fontes, em Cáceres, também está com os 10 leitos lotados.

Outros hospitais como o Hospital Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum, e o Hospital Regional de Sinop possuem uma taxa de ocupação de 90%.

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado nessa quinta-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), 292 leitos de UTI estão ocupados dos 391 que são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), gerando uma taxa de 78,92% de ocupação. Já os leitos pediátricos, dos 15 disponíveis, 8 estão ocupados, com uma taxa de 66,67%.

Vacinação

Até essa quinta-feira (28), o estado recebeu 161.160 mil doses de vacina contra a Covid-19. Essa quantidade de doses é necessária para imunizar 80% dos profissionais da saúde de atuam na linha de frente contra a doença.

Com o início do plano de imunização, o Ministério da Saúde orienta que trabalhadores da saúde, indígenas, idosos de 75 anos ou mais, pessoas com 60 anos ou mais institucionalizados, povos e comunidades ribeirinhas sejam os primeiros a vacinar.

A partir da segunda fase de imunização, pessoas de 60 a 74 anos poderão vacinar e na terceira fase, pessoas com comorbidades.

O plano ainda prevê uma quarta fase que inclui os trabalhadores de educação, servidores do sistema prisional, policiais e bombeiros, integrantes das forças armadas, trabalhadores do transporte coletivo, transportadores rodoviários de carga, e presos.

Ainda não há uma data sobre o início das outras fases.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui