Por G1 MT

Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o grau atual de otimismo do comerciante, mesmo em meio à pandemia, reflete a recuperação do comércio neste segundo semestre. “Apesar de estar inferior a dezembro passado, as condições atuais revelam um final de ano com boas vendas, o que acaba contribuindo para o otimismo do empresário do comércio, principalmente com as vendas de Natal”, disse.

As condições atuais da economia e do comércio favoreceram positivamente na pesquisa atual, que apresentou melhora de 1,9% sobre o mês anterior e atingiu 97,9 pontos. Ainda assim, o valor atual está abaixo da zona de satisfação, de 100 pontos, e menor do que o verificado em dezembro de 2019, quando computava 106,1 pontos.

Já os índices de expectativa e de investimento dos comerciantes apresentaram quedas de -0,7% e de -0,6%, respectivamente. Apesar da retração mensal, os indicadores se encontram em zona de otimismo por parte do empresário do comércio, com 161,9 e 112,2 pontos, cada.

A pesquisa mostra, ainda, que o indicador de contratação de funcionários pelo varejo apresentou queda no mês de -1,1%, mas também segue em zona de otimismo, com 144,2 pontos. Para este componente, o índice atual já é maior do que o verificado em dezembro de 2019, quando somava 140,5 pontos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui