Vacina contra a Covid-19 — Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

Por Caroline Mesquita, G1 MT

Ele garantiu que a prefeitura possui estrutura para conseguir vacinar os grupos prioritários, mas que as doses estão chegando em pouco volume.

Segundo a Secretaria de Saúde, 141.674 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários das quatro fases. O planejamento foi feito pelo Ministério da Saúde e é preciso que o governo siga as orientações previstas no Programa de Vacinação.

Em entrevista, o prefeito considerou que faltam vacinar ainda 440 mil pessoas, além do grupo prioritário.

“Cuiabá tem um universo de 440 mil pessoas para serem vacinadas. Estamos atingindo 20 mil pessoas nessa fase em pouco mais de 30 dias. Se fizermos uma ordem matemática chegaríamos até o fim do ano com mais ou menos 200 mil pessoas vacinadas, ou seja, a metade do que precisamos vacinar”, afirma.

De acordo com o prefeito, houve dificuldades iniciais em relação às doses, mas o Ministério da Saúde afirmou que a tendência é acelerar o plano de vacinação.

“Mesmo com as dificuldades iniciais, tem sido informado que a tendência é acelerar para a gente conseguir receber mais doses de vacina. Estrutura para isso nós temos. No primeiro lote achamos que chegariam mais doses e estávamos prontos para vacinar 190 mil pessoas, mas foram poucas. Temos mantido muito contado com o Ministério da Saúde e temos esperança de que vai chegar mais lotes com volume maior e mais rápido para podermos acelerar a imunização”, afirma.

No total, Cuiabá recebeu três lotes da vacina, sendo dois da Coronavac e um da AstraZeneca, totalizando 18.693 doses. Até o último domingo (7), 18.340 pessoas haviam sido vacinadas no Centro de Eventos Pantanal.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, que monitora o Programa de Vacinação, foram aplicadas em Cuiabá até a manhã desta quarta-feira (10), 23.464 mil doses de vacina em profissionais da saúde, indígenas e idosos institucionalizados.

Casos de Covid-19

Segundo o boletim epidemiológico publicado nessa terça-feira (9) pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Cuiabá foram confirmados 48.614 mil casos de Covid-19 e 1.285 mortes pelo vírus.

Em todo o estado foram confirmados 228.418 mil casos de coronavírus e 5.355 mortes pela doença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui