Uma parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes da Prefeitura Municipal e a comunidade Paresi-Haliti proporcionará a realização dos Jogos Municipais Indígenas de Tangará da Serra em 2021. O evento, que acontecerá no dia 19 de abril, data em que se comemora no Brasil o Dia do Índio, contará com competições de cabeçabol, tidimore, futebol e outras modalidades esportivas. Várias aldeias já confirmaram presença e se preparam para o evento, que visa a integração da comunidade e a valorização cultural.

De acordo com o secretário municipal de Esportes, Luciano da Silva Góis, o formato e a data dos jogos foram definidos em reunião com representantes da comunidade indígenas, Nilce e Miro. “Eles buscaram com a gente essa parceria, para que pudéssemos neste ano realizar os Jogos Municipais Indígenas Interaldeias, com a participação de indígenas de várias aldeias do nosso Município”, destacou Sasá.

Sasá explica que, no dia 19 de abril, toda a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Esportes será deslocada para a aldeia Rio Verde, local onde ocorrerão os jogos, para dar suporte a organização do evento. “Teremos competições de cabeçabol, que é o futebol de cabeça, tradicional dos nossos indígenas, além de tidimore, que também é um esporte tradicional deles, bem como o futebol comum”, relatou.

Além dessas modalidades, os jogos terão competição de arco e flecha, com participação de vários competidores. “Nossa meta é fazer uma grande comemoração, mantendo viva a tradição e a cultura indígena, tão importantes para a nossa região”, disse o secretário ao destacar que houve uma preocupação em realizar os jogos dentro do ambiente dos povos indígenas. “Isso demonstra que a gestão Vander Masson e Marcos Scolari está preocupada em manter as tradições existentes em nosso Município”, pontuou.

Alexandre Rolim/Assessoria de Comunicação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui