Aparecida Lourdes Chinez, de 62 anos, foi a primeira pessoa a receber a vacina contra a Covid-19 em Sorriso (MT) — Foto: Prefeitura de Sorriso/Divulgação

Por Kethlyn Moraes, G1 MT

A população estimada na fase 1 de imunização é de 112.049 pessoas.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), estão sendo vacinados prioritariamente os trabalhadores da saúde, pessoas idosas com 60 anos ou mais que vivem em asilos ou instituições psiquiátricas, pessoas com deficiência institucionalizadas e indígenas que vivem em aldeias.

As 161 mil doses de vacina chegaram em três diferentes remessas: a primeira, com 126 mil doses da CoronaVac; a segunda, com 24 mil doses da AstraZeneca e a última remessa de 11 mil doses da CoronaVac.

Lotes de vacina da Coronavac em Mato Grosso — Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Lotes de vacina da Coronavac em Mato Grosso — Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Transporte aéreo das vacinas

Até o momento, a unidade já contabilizou 41 horas de voo no transporte das vacinas, percorrendo todas as regiões de Mato Grosso, totalizando 17 municípios.

Algumas destas cidades têm difícil acesso terrestre, como é o caso de Rondolândia e outras distantes da capital, como Colniza, São Félix do Araguaia, Aripuanã, entre outras.

Há também os municípios polo, como Rondonópolis, Sinop, Cáceres, Pontes e Lacerda, Alta Floresta, Tangará da Serra, Juína e Barra do Garças, que também receberam as doses da vacina.

Vacinas são distribuídas em MT — Foto: Assessoria

Vacinas são distribuídas em MT — Foto: Assessoria

Se as vacinas precisaram de reforço para chegar até seu destino final, essa mesma preocupação também ocorre com a escolta e segurança dos materiais, que está sendo realizada pela Polícia Militar de Mato Grosso (PM-MT), por meio de operação ostensiva.

Casos de Covid-19

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (2), 219.717 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.180 mortes em decorrência do coronavírus no estado.

Atualmente, 7.822 estão em isolamento domiciliar e 205.691 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 293 internações em UTIs públicas e 291 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 74,94% para UTIs adulto e em 34% para enfermarias adulto.

A SES ainda informou que, a partir desta quarta-feira (3), os leitos de UTI que estão bloqueados para a regulação de pacientes não serão contabilizados na tabela que detalha as taxas de ocupação em Mato Grosso; a ação impactará na taxa de ocupação em UTI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui