Esse é o último passo para reafirmar a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais de novembro. Acompanhe a transmissão ao vivo.
Por G1
O Congresso dos Estados Unidos começou, nesta quarta-feira (6), a contagem e certificação dos votos do Colégio Eleitoral. Esse é o último passo para confirmar os resultados das eleições presidenciais de 3 de novembro, que deram vitória ao democrata Joe Biden.
O Colégio Eleitoral se reuniu em 14 de dezembro e escolheu formalmente Biden como o próximo presidente com 306 votos para o democrata e 232 para seu adversário, Donald Trump, que tentava a reeleição. Ao Congresso cabe chancelar.
Normalmente este seria um procedimento meramente formal, mas este ano é diferente, porque Trump não admite a derrota e diz, sem apresentar provas, que a eleição foi roubada.
Foram validados apenas os votos de dois estados até a última atualização desta reportagem: Alabama e Alaska, que dão 12 votos para Trump. Ainda faltam contar e certificar os votos de outros 47 estados e do Distrito de Columbia.
É esperado que o processo desta quarta demore mais do que o normal, uma vez que dezenas de legisladores republicanos permanecem fiéis a Trump. Ainda assim, isso não deve mudar o fato de que Biden tomará posse em 20 de janeiro.
Os votos do estado do Arizona foram contestados pelo deputado Paul Gosar. Por conta disso, como é previsto na lei norte-americana, a contagem foi interrompida por 2h para que o pedido pudesse ser discutido pelo Senado americano.
“Os eleitores, tribunais, estados, todos falaram. Se os ignorarmos, isso vai prejudicar nossa república para sempre”, disse McConnell.