Por Larissa Passos, G1 DF

Com o retorno do ano letivo a distância na rede pública do Distrito Federal, na última segunda-feira (22), cerca de 120 mil estudantes estão sem acesso ao conteúdo porque não possuem dispositivos móveis. O levantamento é do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro).

De acordo com o Sinpro, 23% dos professores também não dispõem de computadores, tablets ou celulares com conectividade adequada para preparar os conteúdos e ministrar as aulas. Os encontros remotos foram a forma encontrada pelo GDF para continuar o ano letivo durante a pandemia do novo coronavírus.

A Secretaria de Educação afirma que os estudantes sem acesso às aulas, por falta de equipamento ou de sinal de internet, receberão material impresso, a ser entregue nas escolas. Segundo a pasta, desde segunda-feira, de um total de 630 mil estudantes e professores da rede, 525 mil estão conectados.

A pasta afirma também que as escolas estão preparadas para auxiliar os alunos, “tirando dúvidas quanto ao acesso da plataforma e à distribuição dos materiais impressos e teleaulas”. As aulas presenciais foram suspensas no dia 11 de março e retomadas nesta semana, em fase de testes.

Já a implementação das atividades, vai ocorrer por meio de comitês regionais e locais, além de um grupo central. “Eles vão fazer reuniões remotas para operacionalizar as aulas”, diz a Secretaria de Educação.

Conforme a secretaria, o programa “Escola em Casa” abrange cerca de 460 mil estudantes da rede pública do Distrito Federal. As aulas ocorrem pela plataforma Google Sala de Aula e por transmissão pela televisão.

A secretaria diz ainda que os estudantes que tiverem algum problema devem procurar, primeiramente, a unidade escolar na qual estão matriculados.

Campanha de doação de equipamentos

Estudante no computador em aula online, em imagem de arquivo — Foto: Annie Spratt/Unsplash

Estudante no computador em aula online, em imagem de arquivo — Foto: Annie Spratt/Unsplash

Para ajudar os alunos que não têm um computador ou celular em casa, uma escola particular do Distrito Federal decidiu arrecadar doações de equipamentos eletrônicos. O projeto do colégio Marista, foi montado em parceria com a Secretaria de Educação, que ficará responsável pela formatação dos equipamentos e pela gestão da entrega aos estudantes beneficiados.

Os interessados em ajudar podem doar nos pontos de entrega dos colégios, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h (veja endereço ao final da reportagem).

Charlene recebe orientações para uso de computador doado para volta às aulas dos filhos; durante pandemia de coronavírus ensino será a distância  — Foto: Arquivo pessoal

Charlene recebe orientações para uso de computador doado para volta às aulas dos filhos; durante pandemia de coronavírus ensino será a distância — Foto: Arquivo pessoal

Depois de uma doação, Charlene Marques, de 30 anos, conseguiu, pela primeira vez, colocar um computador dentro de casa. Ela e os quatro filhos moram na Chácara Santa Luzia, uma região de invasão, na Estrutural.

O computador foi arrecadado em uma campanha organizada pela Escola Classe 01 da Estrutural e entregue na quinta-feira (18). Segundo Marques, todos da família, inclusive o marido, só acessavam a internet por meio de um único celular.

“Ainda estamos aprendendo a mexer.”

O objetivo da diretoria do colégio da Estrutural – uma das regiões mais pobres de Brasília – é proporcionar meios de acesso às aulas. Cerca de 200 famílias que têm filhos na escola procuraram a direção do colégio para dizer que não tinham equipamentos adequados para a nova forma de estudo

O total de aparelhos arrecadados pela escola, no entanto, está longe de atender a todos os que precisam. A expectativa dos diretores é ajudar 15, das duas centenas de famílias.

Escolas que recebem doações de equipamentos

Colégio Marista João Paulo II

  • Endereço: SGAN 702 (entrada lateral) – Asa Norte

Colégio Marista Champagnat Taguatinga

  • Endereço: QSD AE nº 1 – Taguatinga Sul

Colégio Marista Águas Claras

  • Endereço: Rua Tamboril, Lote 01 – Águas Claras

Colégio Marista Asa Sul

  • Endereço: SGAS 615, módulo C – Asa Sul

Escola Classe 01: Praça Central da Estrutural

  • Endereço: Regional de Ensino – QE 38
  • Contato: (61) 9 8181-8562

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui